domingo, 28 de fevereiro de 2010

Compreender o fenômeno da religião segundo Dennet - O início

A religião é considerada pelo filósofo Daniel Dennet, um  importante tópico que precisa ser investigado. Composta de uma variedade de fenômenos que diferem e surgem em diferentes circunstâncias e implicações, a "essência" da religião é constantemente questionável. Dennet chama as religiões de sistema social cujos participantes confessam a crença em um agente ou agentes sobrenaturais cuja aprovação eles buscam.
Uma definição sujeita a revisão, ponto de partida apenas, pois, de acordo com esta definição, um devotado fã clube de Elvis não é uma religião, porque embora os membros adorem Elvis, ele não é considerado literalmente sobrenatural. É preciso em nossos dias analisar as religiões com um microscópio grande-angular biológico e social examinando assim, fatores ao longo de grandes extensões de espaço e de tempo que moldam as experiências e ações de pessoas individualmente religiosas.
A religião é, como foi para Sócrates em seu tempo, algo muito interessante para que nos mantenhamos ignorantes a seu respeito, ela afeta nossos conflitos sociais, políticos e econômicos e, principalmente, o significado que damos para nossas vidas. Segundo Dennet, é imperioso que aprendamos o máximo que pudermos a respeito, assim, atingiremos um melhor entendimento se tentarmos compreender melhor, o desafio de espiar o abismo e olhar, examinar , estudar o fenômeno natural da religião com olhos da ciência contemporânea. Convite irrecusável diria Sócrates...

Um comentário:

  1. "estudar o fenômeno natural da religião com olhos da ciência contemporânea."

    Boa ideia! Que bom que tu voltou com o blog, e... boa empreitada!

    ResponderExcluir